noticias astra

   Data: 24/09/2009

Bancários entram em greve a partir de hoje

Sindicato acha que 7 mil dos 10 mil bancários do Estado vão parar, principalmente nas instituições públicas. Estão previstos piquetes em agências de bancos privados. Categoria pede reajuste de 10%



Bancários de Pernambuco decretaram greve por tempo indeterminado a partir de hoje. A decisão foi tomada ontem à noite, após assembleia da categoria, realizada na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, localizada na Avenida Manoel Borba, na Boa Vista, área central do Recife. Entre as reivindicações da categoria estão reajuste salarial de 10%, implantação do plano de cargos e salários, aumento da cesta-alimentação, que passaria a ser de um salário mínimo, segurança contra assaltos e sequestros e auxílio creche-babá. A expectativa da direção do sindicato é que cerca de 7 mil, dos 10 mil bancários do Estado, cruzem os braços.
“A grande maioria dos bancários de Pernambuco trabalha em bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste). Vamos fazer piquetes em frente às agências da Região Metropolitana do Recife, sobretudo as privadas, para tentar convencer os trabalhadores que queiram furar o movimento”, explicou Marlos Guedes, presidente do sindicato da categoria.



Uma dificuldade apontada por Guedes diz respeito às agências do interior do Estado. “Muitas vezes uma cidade do interior possui apenas um banco e isso dificulta a paralisação. Mas vamos tentar convencer todos a parar”, garantiu.



Uma nova assembleia está marcada para hoje, às 17h, novamente no Sindicato dos Bancários. “Estamos negociando com os banqueiros desde a segunda quinzena de agosto. Desde então foram cinco reuniões e nada de avanço. Notadamente eles queriam ganhar tempo. Tinham a intenção de chegar até a segunda quinzena de outubro sem a greve decretada”, completou Guedes.



Enquanto a categoria pede reajuste de 10%, os banqueiros ofereceram 4,5%. De acordo com a proposta dos grevistas, o salário de entrada da categoria passaria para R$ 1.432. Já os vencimentos iniciais de um bancário que trabalha no caixa do banco pularia para R$ 2.763,45.



Segundo a diretoria do sindicato, ainda não está definido se os caixas eletrônicos também serão “interditados” pelos grevistas. Segundo Guedes, tudo indica, no entanto, que a tendência é que as caixas possam ser usados normalmente pelos clientes.



Fonte: Jornal do Commercio



Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites