noticias astra

   Data: 30/11/2009

Ministro Gilmar Mendes volta a defender reajuste dos servidores, mas desaprova greve

O ministro Gilmar Mendes voltou a defender o aumento salarial dos servidores do Judiciário, durante  o  "Seminário de Execução Penal: temas atuais" na capital paulista, na tarde desta sexta-feira (27/11). "É o tipo de greve que conta com o meu apoio do ponto de vista da pretensão. Concordo com a reivindicação", afirmou, acrescentando, porém, que não achava justo que se fizesse greve por causa disso. "Não acho compreensível que uma reivindicação salarial sacrifique a população carente que busca na Justiça uma pensão de salário mínimo", afirmou o ministro, assinalando que considerava este tipo de atitude "um acinte já que os servidores do  Judiciário têm uma média salarial de R$ 7 mil".

O ministro disse que o Projeto de Lei que garantirá os reajustes dos servidores da Justiça ainda está sendo analisado para adequá-lo à necessidade real, pois, segundo explicou,  o formato do projeto trará um significativo aumento na folha e nos custos do Judiciário da ordem de R$ 9 bilhões. O ministro assinalou que  irá encaminhar um projeto de lei com viabilidade econômica.

Ao ser indagado sobre se  existe  demora no envio do projeto para deliberação dos parlamentares, o ministro enfatizou que a iniciativa do projeto lei é do Supremo, segundo diz a Constituição, acrescentando que "enquanto eu for presidente será assim também. Não serão os sindicatos que vão determinar o momento de encaminhar o projeto de lei ao Congresso Nacional".

Fonte: CNJ



Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites