noticias astra

   Data: 02/09/2010

Nova geração invade o Judiciário

Na segunda palestra do II Simpósio de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho uma nova geração de servidores, chamada Nativos Digitais, foi o tema abordado pelo servidor do TRT2, José Erigleidson da Silva. “Vivemos um momento especial no Judiciário, São várias gerações convivendo e aprendendo a lidar com o desafio das diferenças”, argumentou.

Estudioso da área, Silva acredita que vivemos na época da colaboração, focada no resultado. “Esse processo de interação foi facilitado pelos meios tecnológicos e redes sociais”, completou.

De acordo com o servidor, o grande desafio dos gestores dos órgãos públicos é, justamente, lidar com as diferenças e tirar proveito disto para melhorar o trabalho e montar uma inteligência coletiva, explorando o que cada um tem de melhor e promovendo a troca de conhecimento.

“O novo servidor é aquele que está preocupado aquém da remuneração, está preocupado com a qualidade de vida e com a aquisição de conhecimento. Um exemplo disso é a servidora do TST Janedir Morata. Em sua fala, ela citou como principal mudança na Justiça Trabalhista o conhecimento e especialização do trabalho”,  ressaltou.

Ao final da exposição, Silva aconselhou aos gestores perceberem as diferenças e reverem as formas de hierarquia, pois, segundo ele, ninguém é detentor total do conhecimento. Outra dica é reconhecer o trabalho e divulgar o resultado final das ações realizadas.

Educação corporativa na Justiça do Trabalho

Coordenadora do I Congresso Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário (Conecjus), que aconteceu no mês passado no Maranhão, a servidora do TRT16, Rosely Vieira, expôs o ponto de vista educacional para o desenvolvimento dos Tribunais durante sua palestra no Simpósio.

“No Brasil, a educação é atrelada ao trabalho e a palavra-chave da educação organizacional é o planejamento. Se não houver o melhoramento do trabalho e o aumento do desempenho do servidor, o curso que ele fez não valeu”, destacou.



Fonte: ANAJUSTRA



Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites