Luís Inácio Lucena assume cargo de advogado-geral da União pela manhã, em substituição a José Antonio Dias Toffoli, que passa a ocupar oficialmente uma das vagas de ministro do STF à tarde
BRASÍLIA – O novo advogado-geral da União, Luís Inácio Lucena Adams, toma posse na manhã de hoje em substituição a José Antonio Dias Toffoli, que assume vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal à tarde.
Petista e com longa carreira no governo federal, Adams se tornou um dos auxiliares mais próximos do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com quem trabalhou desde o segundo ano do governo Lula.
Além do apoio de Mantega, ele foi indicado pelo próprio Toffoli e pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo.
Adams tem perfil mais técnico que o de seu antecessor e é considerado habilidoso nas conversas de bastidores para defesa do governo, principalmente no STF.
O ex-procurador da Fazenda foi peça chave na negociação da União com o setor privado para o pagamento das dívidas relativas ao desconto indevido do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de empresas exportadoras.
Durante as conversas, criou a imagem de um burocrata que está disposto a ouvir as demandas do setor privado.
A sucessora de Adams na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional deve ser Adriana Queiroz de Carvalho, que já atuava como substituta eventual do procurador. A indicação ainda não foi confirmada, mas o nome de Adriana foi levado a Mantega por Adams.
Adams é formado em direito e é procurador da Fazenda Nacional desde 1993. Em 2006, ele assumiu a chefia da Procuradoria-Geral da Fazenda. Será o primeiro advogado-geral da União que veio de uma das carreiras da instituição.
SUPREMO
Também hoje, mas à tarde, José Antonio Toffoli assumirá uma das 11 cadeiras do Supremo Tribunal Federal (STF) com o total apoio das entidades representantes de juízes e de advogados públicos.
À noite, o novo ministro será homenageado numa festa custeada por 36 associações jurídicas, incluindo a Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), a Associação dos Juízes Federais (Ajufe) e entidades ligadas à Advocacia Geral da União (AGU).
Foram expedidos 3,1 mil convites para a posse na própria sede do o STF. As mesmas pessoas foram convidadas também para a festa, num clube da capital federal.
Autoridades de Brasília e governadores de Estado compõem a maior parte da lista.
Amigos e parentes de Marília – cidade no interior de São Paulo onde Toffoli nasceu e foi criado – fretaram ônibus para abraçar o novo ministro. Ex-colegas da Universidade de São Paulo (USP), onde Toffoli se formou em Direito, também confirmaram presença.
Fonte: Jornal do Commercio
Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites