Ajuda // Estado arrecada 60 toneladas de doações para enviar ao Haiti e profissionais de saúde podem se candidatar para trabalho voluntário
Na falta de tudo, é necessário priorizar. Ir além do que é apenas urgente e escolher o que também é possível consumir em momentos de caos. No caso do Haiti, água e comida pronta, daquelas que não precisam de cozimento, são os itens mais importantes. O Comitê de Solidariedade criado em Pernambuco para ajudar as vítimas do terremoto na ilha hispaniola ainda aceita doações em diversos pontos da cidade, mas restringiu a lista para líquidos e alimentos de fácil preparo, como sopas pré-cozidas, biscoitos, enlatados, barras de cereais, leite em pó, entre outros. A campanha arrecadou 60 toneladas de donativos até ontem e, a pedido do governo haitiano, não está mais recolhendo roupas.
Segundo o major Sérgio Perez, do comando da 7ª Região Militar do Exército, das 60 toneladas recebidas, 23 foram de comida, 14 de roupa, além de 14 mil litros de água, 344 cestas básicas e 460 litros de leite. Uma doação expressiva do recifense, já que um avião Hércules, da Força Aérea Brasileira, écapaz de transportar cerca de 20 toneladas em cada viagem. "Não temos como comparar como outros estados. Mas arrecadamos 20 toneladas por dia e as perspectivas de hoje (ontem) são iguais ou maior. Esperamos encaminhar estes alimentos até a próxima sexta-feira", declarou.
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Medicina, André Longo, o médico que estiver disposto a prestar serviço voluntário no Haiti pode fazer a inscrição no Cremepe. Ele disse que, após este procedimento, o nome do profissional será enviado ao Conselho Federal de Medicina (CFM) para que a entidade faça a ponte com o exército. "O CFM fez um convênio com o Exército para realizar treinamento com o pessoal interessado em viajar para o Haiti e providenciar transporte", declarou André Longo.
Reforço da PM - Até hoje, às 17h, a Polícia Militar de Pernambuco está realizando inscrições para policiais que desejam ser voluntários no Haiti. A princípio, de acordo com o major Sérgio Rodrigues, da equipe de comunicação, serão selecionados 25nomes, ao invés dos 50 divulgados anteriormente. Para participar da comitiva, é necessário preencher alguns critérios. De preferência, é importante falar mais de um idioma, ser solteiro, ter passaporte e noções de primeiros socorros.
Após o terremoto, o que se vê, nas imagens que chegam ao Brasil, são haitianos disputando alimentos entregues pelo exército na base da força. A fome é grande e não há qualquer tipo de ordem na entrega. O mais forte, nesse momento, é o que está conseguindo sobreviver. Há roubos e saques por todos os lados. "O objetivo dessa missão é ajudar a reestabelecer a ordem no Haiti", afirmou o major, referindo-se à situação de caos que impera na ilha.
Já o tenente-coronel Almir Rocha, que vai comandar a delegação de 25 bombeiros pernambucanos no Haiti, informou que o estado ainda não recebeu a determinação do Gabinete de Segurança Institucional da presidência da República para viajar. Ele acredita que a autorização ser dada até o final desta semana. "Estamos prontos", reafirmou.
Como ajudar
Coleta de água e alimentos prontos para consumo Sede da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB), na Rua do Imperador Sede do Iasc, na Rua Imperial Praça do Imip, no bairro dos Coelhos Parque da Jaqueira Quartel do Derby Segundo Jardim de Boa Viagem Paróquias de cada bairro da Região Metropolitana do Recife Supermercados Hiper Bompreço de Boa Viagem, Extra do Benfica e de Boa Viagem, Pão de Açúcar da Rosa e Silva e do Parnamirim, Arco-Íris de Prazeres, Unidades do Corpo de Bombeiros.
Contas Bancárias
Brasília - O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República divulgou ontem os dados de duas contas correntes para receber doações em dinheiro para as vítimas do terremoto no Haiti. No Banco do Brasil, o doador poderá destinar recursos na conta do SOS Haiti, da Embaixada do país: Agência 1606-3; Conta Corrente: 91000-7. Na Caixa Econômica Federal, na conta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Haiti: Agência: 0647 - Op. 003; Conta Corrente: 600-1.
O SGI também instituiu um sistema de captação de doações para as vítimas do terremoto, com ênfase nas prioridades elencadas pelo governo haitiano e pela Força de Paz das Nações Unidas (ONU). A principal necessidade dos haitianos, de acordo com GSI, é por medicamentos e por serviços médicos. O Ministério da Saúde foi designado como órgão responsável por receber esse tipo de doação. Os interessados em doar medicamentos podem obter mais informações no endereço missaodeajudahaiti@saude.gov.br.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil ficará responsável por receber doações de água e aliemtos, que poderão ser feitas nas unidades da Defesa Civil estaduais. Para mais informações, o doador deve acessar o endereço: www.defesacivil.gov.br. As pessoas ou empresas interessadas em oferecer serviços ao Haiti poderão obter informações no endereço eletrônico do próprio SGI, que é: saei@planalto.gov.br ou no fax: (61) 3411-1297.
Fonte: Diario de Pernambuco
Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites