noticias astra

   Data: 25/09/2009

Refinaria terá centro cultural

Turismo // Local ainda não está definido, mas o edifício deve ser construído às margens da PE-60, para facilitar o acesso dos visitantes



O Litoral Sul de Pernambuco vai ganhar mais uma atração turística. A Petrobras vai implantar um centro cultural e museu arqueológico na área onde está sendo construída a Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Industrial Portuário de Suape. O local, projetado pelos arquitetos dos escritórios Andrade & Borsoi, vai abrigar aproximadamente cem mil vestígios de 31 sítios, contendo uma estrada de pedra do século XIX, uma estrutura de casa e fragmentos de objetos desde os períodos pré-colonial e colonial, entre outros. Cerâmicas utilitárias e instrumentos como lascas e fragmentos de machados de pedra indicam a presença de populações pré-históricas.



"Esse centro certamente será incluído na rota turística do estado. Quem for para Porto de Galinhas, por exemplo, poderá fazer uma parada e conhecer esse acervo", disse o diretor corporativo da Petrobras, João Batista Aquino, que esteve quarta-feira no Recife para fechar o contrato para fornecimento de água com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).



Segundo ele, os pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco (UFRPE) estão apenas esperando a obra acabar para voltar ao local e estudar melhor os achados. A parte que pode ser removida está sendo analisada no Laboratório de Arqueologia do Núcleo de Pesquisas (Nupesq) da UFRPE e será transferida para Suape tão logo o museu fique pronto. Os trabalhos de prospecção e salvamento foram feitos ao longo de 630 hectares, que é a área total da refinaria. A partir da análise será possível apontar dados históricos, como ano e importância do objeto para a sociedade de cada época.



Aquino não informou quando o centro e o museu começarão a funcionar nem de quanto será o investimento. Também não precisou a localização do edifício, mas imagina-se que ficará às margens da PE-60, para facilitar o acesso de visitantes. A Petrobras se autodenomina "a maior patrocinadora de cultura do Brasil", patrocinando prioritariamente projetos aprovados nas leis de incentivo (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual). Ela patrocina, por exemplo, pesquisas arqueológicas no Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), espaços culturais, espetáculos de música, dança e teatro, mostras de artes plásticas, entre outros.



O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Frederico Almeida, afirma que a disposição da Petrobras em construir o centro cultural e museu arqueológico em Suape é muito positiva. "É uma forma de socializar esse rico acervo no mesmo local em que foi encontrado", diz, lembrando que Pernambuco tem uma história de mais de 500 anos. "Essa área de Suape é histórica e já aparecia em cartas portuguesas e holandesas dos séculos XVI e XVII", acrescenta.



Entre os fragmentos de objetos encontrados estão louça, ferro, cerâmica, vidro, telha, tijolo. As coordenadoras da pesquisa, Ana Nascimento e Suely Albuquerque, avisam que o projeto contempla, além da implantação do centro cultural, a publicação de um livro contendo os resultados do trabalho, exposições itinerantes pelos municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, além de cartilhas de educação patrimonial.



Fonte: Diario de Pernambuco



Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites