noticias astra

   Data: 30/09/2009

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania vai às escolas

Dando continuidade às atividades relativas ao programa Trabalho, Justiça e Cidadania, idealizado pela Anamatra, aconteceu ontem, dia 29 de setembro, na Escola Dom Vital, em Casa Amarela, a primeira das culminâncias que serão realizadas, durante os meses de setembro, outubro e novembro, nas escolas públicas envolvidas no projeto. Os dirigentes da escola, professores Manoel Ribeiro e Israel Gomes, acompanhados da representante da Gerência Regional de Educação (GRE) Recife/Norte, pedagoga Waldilma Santana, receberam os magistrados Carmen Richlin, Virgínia de Sá Bahia, Cleide Moreira Cruz, Abner Apolinário, Jammyr Lins Maciel e José Adelmir Acioli, que interagiram com os alunos, desde a chegada, quando os estudantes os receberam com a banda marcial da escola.



Após apresentações de hip-hop, abordando a temática do programa, diversos alunos pediram esclarecimentos sobre infração trabalhista, trabalho escravo, licença-maternidade, punições a patrão, racismo e assédio moral, entre outros temas. O evento acontecerá a cada terça-feira, até o dia 10 de novembro. Com estes encontros nas escolas, os alunos elaboram indagações aos magistrados, a fim de que os mesmos possam discorrer sobre questões jurídicas relacionadas ao dia a dia de estudantes e trabalhadores. O debate resulta do trabalho liderado nas escolas pelos professores que freqüentaram o seminário temático do ano de 2009, realizado entre 31 de agosto e 4 de setembro, na Esmatra 6, ocasião em que tiveram oportunidade de assistir a palestras dos magistrados e professores André Luiz Machado, Hugo Cavalcanti Melo Filho e Abner Apolinário, sobre assuntos relacionados à ética e cidadania, ao direito do trabalho, direito do consumidor, direito constitucional e penal. O trabalho pedagógico também foi desenvolvido a partir da leitura da cartilha do trabalhador, produzida pela Anamatra. Utilizando-se da linguagem dos quadrinhos, a cartilha orienta o cidadão sobre direitos humanos, direitos trabalhistas, contratos, sindicatos, saúde, trabalho escravo e trabalho infantil.



O programa Trabalho, Justiça e Cidadania é dirigido a educadores, tendo em vista que os mesmos desempenham papel de multiplicadores no ambiente das escolas, local em que o Judiciário vem mantendo um canal de comunicação com a sociedade. A coordenadora do programa em Pernambuco, magistrada Carmen Varejão Richlin, também coordenadora do curso de formação de multiplicadores, lembrou que também cabe aos juízes a tarefa de educar e auxiliar no desenvolvimento do cidadão, no estímulo ao respeito aos direitos, à justiça e à solidariedade.



Fonte: TRT 6



Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites