noticias astra

   Data: 04/11/2010

TST realiza Seminário e-Gestão no dia 17 de novembro

A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho realizará, no dia 17 de novembro, na sede do Tribunal Superior do Trabalho o Seminário e-Gestão. A coordenação dos trabalhos será do ministro Carlos Alberto Reis de Paula, corregedor–geral da Justiça do Trabalho, e tem como principal objetivo apresentar o que foi desenvolvido ao longo de 2010 para o projeto. O evento contará com os representantes dos grupos e-Gestores, de Estatística e Tecnologia da Informação do TST e dos Tribunais Regionais, que são as áreas envolvidas na elaboração do projeto. Todo o suporte operacional ao evento ficará sob os cuidados da Comissão Permanente de Assessoria da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho. O e-Gestão é uma ferramenta de gerenciamento e planejamento que busca proporcionar ao Tribunal Superior do Trabalho, à Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, aos Tribunais Regionais, às Corregedorias Regionais e aos Magistrados informações atualizadas sobre a estrutura administrativa e a atividade judicante de 1º e 2º graus.

Durante o seminário, serão apresentadas as regras para validação dos dados enviados pelos TRTs. Essas regras deverão ser implementadas a partir da próxima remessa de dados posterior ao evento. Também será apresentado o conjunto de relatórios – incluindo os que são apenas uma imagem dos dados que estão sendo enviados e os relatórios gerenciais, que relacionam estes dados. Os relatórios serão disponibilizados para consultas pelos usuários do TST e dos Tribunais Regionais.

Nos TRTs, o e-Gestão está estruturado por meio de Comissões Gestoras Regionais. Os dados chegam ao TST, que apenas os recebe, sem efetuar validações necessárias, considerando as regras a serem definidas para a obtenção de dados.

São 520 itens de dados que abarcam os atuais Boletins Estatísticos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho e também os dados solicitados pelo Conselho Nacional de Justiça para o sistema Justiça em Números que que visa à ampliação do processo de conhecimento do Poder Judiciário por meio da coleta e da sistematização de dados estatísticos e do cálculo de indicadores capazes de retratarem o desempenho dos tribunais.

Apoiado por uma ferramenta de Business Intelligence (Inteligência de negócios), que facilita a combinação de dados e a elaboração de relatórios, o sistema será de grande utilidade à execução de uma administração baseada em planejamento estratégico. Com as informações, será possível estabelecer relações entre demanda processual e estrutura administrativa, identificando os pontos problemáticos e melhor dimensionando as unidades da Justiça do Trabalho.Atualmente, está em andamento a primeira etapa do projeto, que trata do envio dos dados administrativos e judiciários do 1º e 2º graus. Essa etapa teve início em janeiro deste ano e tem prazo de finalização em janeiro de 2011. Dos 24 Tribunais Regionais, 14 já estão enviando dados ao TST para serem processados.

O sistema e-Gestão ficou classificado em 2º lugar no concurso nacional de estatísticas judiciárias do CNJ na categoria “Órgãos Judiciários”, prêmio que foi recebido conjuntamente em São Paulo pelos Ministros Milton de Moura França, Presidente do TST e Carlos Alberto Reis de Paula, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho.



Fonte: TST



Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites