noticias astra

   Data: 27/09/2017

Quintos: escritório Ibaneis Rocha requer retirada de julgamento eletrônico dos novos embargos ao RE

O escritório Ibaneis Advocacia, que representa a ASTRA6, requereu a retirada de julgamento em ambiente eletrônico (Plenário Virtual) dos novos embargos ao Recurso Extraordinário (RE) 638.115. 


A assessoria entende que o julgamento virtual do RE, que retirou dos servidores o direito a incorporação de quintos, é desfavorável por não propiciar intervenção dos advogados. 


Leia a petição


Entenda


Grande parte dos associados da ASTRA6 recebem nas suas remunerações a incorporação de quintos do período de 8/4/1998 a 4/9/2001, fruto de decisão transitada em julgado ou de decisão administrativa efetivada há mais de cinco anos.


O Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do Recurso Extraordinário nº 638.115, cujo relator é o ministro Gilmar Mendes, definiu que os quintos incorporados entre abril de 1998 a setembro de 2001, com base na Medida Provisória nº 2.225-45, não tinham amparo legal e deveriam ser desconstituídos em verdadeira afronta a toda sua jurisprudência e trazendo enorme prejuízo à coisa julgada e à segurança jurídica.


Como a decisão não explicitou de forma clara como ficariam os quintos incorporados nesse período, concedidos através de decisões judiciais transitadas em julgado e de decisões administrativas existentes há mais de cinco anos, o escritório Ibaneis Rocha ingressou com embargos de declaração objetivando preservar os quintos averbados com esses fundamentos.


Ocorre que, em agosto passado, o Supremo, por unanimidade, em julgamento ocorrido sob a forma do plenário virtual, rejeitou esses embargos, que buscavam modular a decisão anterior do RE.


A decisão proferida nesses embargos fugiu completamente da jurisprudência do STF, e, ainda, deu leitura jurisprudencial totalmente diversa ao adotar como razão de decidir o precedente relatado pelo ministro Teori Zavascki (RE 730.462), o qual, ao contrário do argumentado, vem justamente em favor da manutenção dos quintos daqueles que possuem decisão transitada em julgado ou decisão administrativa efetivada há mais de cinco anos.


Visando reverter essa decisão, a assessoria jurídica da associação já ingressou com novos embargos de declaração para que o Supremo possa reavaliar seu posicionamento e mantenha os quintos incorporados concedidos por decisão administrativa com mais de cinco anos e por decisão transitada em julgado. A Procuradoria Geral da República (PGR), na mesma linha de defesa da assessoria jurídica da ASTRA6, também ingressou com embargos de declaração no RE 638.115 – CE.




Faça sua busca

Associação dos Servidores do Tribunal Regional do Trabalho da Sexta Região.
Rua Gervásio Pires, 921 - Boa Vista - CEP: 50.050-070. Próxima ao Ministério Público. Telefone para contato: (81) 3221-7985
Copyright © 2010 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Recife Sites